O Rio Grande do Norte atingiu o percentual de 54% das crianças menores de cinco anos vacinadas contra a poliomielite, porém a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é 95% deste público.
Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) que prorrogou até o dia 31 de outubro a campanha de vacinação contra a pólio no estado.
De acordo com os dados do Portal RN + Vacina, 100.315 foram imunizada até a manhã desta sexta-feira (7).
Para tentar ampliar a cobertura vacinal em todo o estado a Sesap recomenda aos municípios que, no dia 22 de outubro (sábado), seja realizado mais um Dia D de vacinação, com os postos de saúde abertos e também ampliação dos locais para imunização, como parques, praças e supermercados.
Cobertura vacinal abaixo da meta
Desde 2017 o Rio Grande do Norte nãp consegue atingir o percentual de cobertura para a pólio estipulado pelo Ministério da Saúde. Em 2021, o número foi de 69,88%; em 2020 um total de 69,7%; em 2019 atingiu 80,74%; em 2018 obteve 90,32% e chegou aos 69,52% em 2017.
Segundo a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima, a queda da cobertura vacinal tem acontecido em todo o país.
“É um fenômeno multifatorial que perpassa todo o país, como mostram as pesquisas, contando nisso uma campanha anti-vacina que infelizmente de forma crescente atinge várias camadas da sociedade. A Sesap seguirá trabalhando de forma constante para recuperar a cobertura vacinal ideal, atuando diretamente em cooperação com os municípios, que são os responsáveis pela operacionalização do processo, ofertando ajuda técnica e parceria na realização de mutirões de vacinação constantemente.”