O projeto “Afeto Cultural” vai reverenciar a memória dos mestres da cultura popular da Vila de Ponta Negra, através de elaborados registros fotográficos que serão expostos no bairro. O objetivo do projeto é apresentar a tradição local às novas gerações, se unindo à tecnologia através de oficinas e exposições de imagens produzidas por reconhecidos fotógrafos do Rio Grande do Norte. O “Afeto Cultural” foi contemplado pelo edital de Economia Criativa do Sebrae 2022.
O mês de agosto foi dedicado para os registros fotográficos dos mestres, durante esse processo o projeto contou também com novas ações que somaram para dar visibilidade aos mestres: uma pintura realista de todos eles executada pela artista Bia Rocha no muro do terminal de ônibus da Vila, e a pintura de três jangadas e duas velas com a arte do Coletivo Aboio, com a imagens de dois mestres falecidos recentemente.
“É urgente a valorização desses mestres, queremos para além de homenagear, fazer um alerta a toda a sociedade para que enxergue e valorize essas pessoas. Nossos mestres são um patrimônio que não tem como ser guardado, ele está na pessoa, na sua grandiosidade de fazer de uma brincadeira um momento cheio de uma energia sagrada”, destacou Nathy Passos, coordenadora do projeto Cores da Vila.