Vídeo: Reprodução
Um grupo de enfermeiros está fazendo um protesto no semáforo que fica no cruzamento da Avenida Nilo Peçanha com a Rua Coronel Joaquim Manoel, em Petrópolis. O motivo é a decisão do STF, que suspendeu o piso nacional da enfermagem.
Este é o segundo protesto da categoria em Natal desde que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela suspensão. Na semana passada, um grupo de técnicos de enfermagem e enfermeiros já fechou a Avenida Deodoro da Fonseca, em frente a Secretária Estadual de Saúde Pública (Sesap).
Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender o piso salarial da enfermagem, mantendo a decisão do ministro Luís Roberto Barroso. Na ocasião, o magistrado destacou a importância de valorizar os profissionais da categoria, mas disse que “é preciso atentar, neste momento, aos eventuais impactos negativos da adoção dos pisos salariais impugnados”.
“A proposta de piso salarial nacional para os profissionais da enfermagem tem o objetivo legítimo de homenagear e promover a valorização da categoria, por meio da correção da disparidade salarial existente entre médicos e enfermeiros. Ocorre que o risco à empregabilidade entre os profissionais que a lei pretende prestigiar, apontado como um efeito colateral da inovação legislativa, levanta consideráveis dúvidas sobre a adequação da medida para realizar os fins almejados”, dizia a decisão.