Série C: derrota do Figueirense para o Vitória deixa ABC muito próximo da final

ABC F.C.
O ABC pode chegar à segunda final de Série C; o Alvinegro foi campeão em 2010 – Foto: Gabriel Leite/Universidade do Esporte

Depois de comemorar o retorno à Série B com a vitória sobre o Paysandu/PA no último sábado (17), no estádio Frasqueirão, a torcida do ABC está muito próxima de celebrar mais um objetivo alcançado pelo Alvinegro: a classificação à final da competição.

Com 11 pontos somados, o ABC é líder do Grupo C da competição e só pode ser alcançado agora pelo Vitória-BA, que tem oito pontos e ocupa a segunda colocação do grupo. No entanto, a diferença de cinco gols de saldo entre as equipes deixa a equipe natalense mais próxima da decisão.

O ABC marcou quatro gols na segunda fase da competição e sofreu apenas um, tendo assim um saldo de três gols. Já a equipe baiana marcou três e sofreu cinco gols, tendo um saldo negativo de dois.

Na última rodada o ABC enfrenta o Figueirense, fora de casa, enquanto que o Vitória viaja até Belém, onde encara o Paysandu, já elimado da competição. Se classificam para a grande final da Série C apenas os líderes dos grupos B e C. Na outra chave, o líder é o Mirassol-SP com oito pontos, mas ainda pode ser alcançado por Aparecidense-GO que tem sete, e pelo Botafogo-SP que tem seis pontos.

Segundo site Chance de Gol, especialista em probabilidade no futebol, de acordo com os números que temos hoje, o ABC tem 99.2 % de chances de chegar à final, enquanto que o Vitória soma o 0,8% restante.

Já no Grupo B, o Mirassol tem 65,6% de chances de chegar à final, seguido pelo Botafogo com 27,4% e pela Aparecidense com 7%.

Na noite desta segunda-feira (19), Botafogo e Mirassol se enfrentam em Ribeirão Preto e podem decidir hoje o primeiro acesso do grupo à Série B de 2023, bem como, em caso de vitória do Mirassol, ser definido também o primeiro finalista da competição.