Foto: Reprodução
Para comemorar seus cinco anos de história de empreendedorismo e estímulo à inovação, o Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) realizará nesta quarta-feira (31) um evento de aniversário. Aberto a toda a comunidade, o evento terá início às 19h e acontecerá na sede do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN).
Durante o evento, será realizada a palestra “O que Esperar do 5G no Brasil?”, ministrada pelo professor do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN), Augusto Neto. A apresentação acontecerá em virtude da mais recente parceria internacional do Metrópole Parque, o qual, junto à gigante tecnológica Lenovo, conceberá a criação de um centro de pesquisa em conexão 5G, o quarto da Lenovo no mundo.
A iniciativa resultou em um investimento pela multinacional de R$ 60 milhões, a serem empregados na construção de uma estrutura física com cerca de 1,8 mil m². O centro será localizado vizinho à sede do Parque e servirá para a condução de uma série de pesquisas científicas sobre a otimização do uso das redes 5G.
Criador do Metrópole Digital, o ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), candidato a senador da República, celebra a data. “É um grande orgulho olhar para trás e relembrar tudo o que foi feito para transformarmos Natal em um polo nacional de tecnologia. Isso é política pública, é resultado de trabalho a favor da população, é educação de qualidade com foco no mercado de trabalho que mais cresce no mundo. Parabéns a todos os professores e alunos, e que venham anos de muito sucesso pela frente”, disse Rogério.
A programação ainda prevê a apresentação da nova marca do Metrópole Parque, fruto de uma visão inovadora e de um novo planejamento estratégico. O aniversário também marcará a “graduação” (encerramento do processo de incubação) de duas startups vinculadas ao Metrópole: a Inovall e a Mix Internet. Ambas completam, neste semestre, o ciclo de maturação promovido pelo IMD e agora avançam para uma nova fase de seus negócios.
Atualmente, o Metrópole Parque conta com mais de 85 empresas credenciadas, as quais são responsáveis por um faturamento de R$ 200 milhões e pela geração de mais de 2 mil empregos diretos, segundo levantamento realizado pela entidade no primeiro trimestre deste ano.