Foto: Divulgação
O nadador potiguar Leonardo Jovencio, de 18 anos, tem artrogripose – uma malformação das articulações dos bebês, que provoca a limitação de movimento e diminui a força muscular. O esporte foi o caminho encontrado para uma melhor qualidade de vida e logo vieram as competições. Hoje, a coleção tem 50 de medalhas, entre competições regionais e nacionais.
A síndrome atrofia os nervos de Leonardo com o passar dos dias, e o atleta da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) tem dificuldades de locomoção para curtas e longas distâncias, como explica a irmã, Rafaela Nogueira. Uma alternativa para conseguir uma melhor condição de deslocamento do atleta para treinos e competições seria a aquisição de uma cadeira de rodas motorizada, mas os irmãos, moradores de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, não contam com os recursos financeiros necessários.
O valor estimado é de R$ 18 mil. Por este motivo, decidiram criar uma vaquinha on-line para a compra da cadeira de rodas motorizada (confira aqui). – A cadeira de rodas motorizada ajudará muito ele, até porque em algumas competições ele não poderá levar um acompanhante – conta Rafaela, que geralmente acompanha o irmão nas competições.
Técnico de Leonardo, Iarom Marques vê muito potencial no garoto. – Leonardo foi campeão nas Paralimpiadas Escolares. No último Brasileiro, conseguiu uma medalha de ouro e outra de prata. Esse ano já participou duas vezes do camping da seleção brasileira em São Paulo – destacou. A próxima competição que Leonardo vai participar será no dia 8 de setembro.
GE RN