O primeiro compromisso da agenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) no Nordeste inclui uma reunião a portas fechadas com os nove governadores da região em Natal, no Rio Grande do Norte. A coordenação da campanha confirmou que Lula discutirá propostas para fome, miséria e pobreza, além de ouvir a experiência dos gestores sobre planos de segurança pública.
No encontro, governadores devem conversar sobre os efeitos do programa Acolhe Nordeste, encampado pelo Consórcio Nordeste e que prevê destinação de R$ 500 para crianças e adolescentes órfãos de vítimas da Covid-19. Eles pretendem discutir também maneiras de ampliar projetos de transferência de renda, a exemplo do Bolsa Família, mas que contemplem qualificação profissional de adultos da família beneficiária do recurso.
Após o almoço com governadores, o ex-presidente visitará uma feira de agricultores familiares, onde deverá abordar, com lideranças do setor, o estímulo à produção de alimentos saudáveis e a qualificação para uso de tecnologias modernas que aumentem a produtividade, além de sinalizar maior disponibilidade de crédito para categoria.
No discurso aos agricultores, Lula deverá comentar a crise global de alimentos e apontar o que considera o desmonte da Companhia Nacional de Abastecimento nos estados. Em Maceió (AL), o petista tem agenda com setor cultural de manhã e ato público à noite, quando deverá sinalizar necessidade de retomada de um programa habitacional aos moldes do Minha Casa, Minha Vida.