Nas primeiras horas da manhã desta última sexta-feira, (10/06), foi deflagrada nas cidades de João Pessoa/PB e Canguaretama/RN a operação “Passa Nada IV”, pela PF e FT-SUSP/Natal/RN com o objetivo de combater uma facção criminosa com atuação no RN.
As investigações identificaram provas numa música disponível na plataforma YouTube, que faz alusão a organização criminosa e, especificamente, a seu aniversário de 8 anos, que deu origem ao nome da operação.
Na música são descritos nomes de cada um dos participantes associados as suas respectivas localidades de atuação criminosa e seu papel na hierarquia da facção , analisado a partir do que foi apreendido com cada um pela força tarefa, confirmando as expectativas .
A operação contou com o cumprimento de 07 mandados de prisão preventiva expedidos pelo UJUDOCR 08 de busca e apreensão.
“Foi identificada a presença da organização criminosa investigada e caracterizada pela existência de uma base ampla, hierarquia, disciplina, regras e funções específicas para cada posto”, afirmou a Polícia Federal (PF), em nota enviada à imprensa.
Tal ação faz parte do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) que foi instituído pela Lei 13.675, sancionada em 11 de junho de 2018. O Susp cria uma arquitetura uniforme para a segurança pública em âmbito nacional, a partir de ações de compartilhamento de dados, operações integradas e colaborações nas estruturas de segurança pública federal, estadual e municipal.
A operação contou com 40 policiais federais e 12 policiais militares que fazem parte da forca tarefa no RN.