Equipe técnica do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estão em Currais Novos (RN) hoje para investigar as causas do acidente com helicóptero ocorrido neste domingo (5). O órgão, responsável pelas atividades de investigação de acidentes aeronáuticos da aviação civil e da Força Aérea Brasileira, irá reunir pistas que levem a investigação dos motivos que levaram a queda da aeronave.
As investigações do Cenipa são embasadas no Anexo 13 à Convenção Internacional de Aviação Civil da ICAO – International Civil Aviation Organization, órgão de referência mundial, que normatiza as leis sobre aviação civil internacional.
A partir das análises técnico-científicas do acidente ou incidente aeronáutico são retirados valiosos ensinamentos, que é traduzido em recomendações de segurança específicas e objetivas para os fatos analisados, acarretando ao seu destinatário (proprietário, operador de equipamento, fabricante, piloto, oficina, órgão governamental, entidade civil, etc.) o cumprimento de ação ou medida que possibilite o aumento da segurança.