O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), que presidiu a CPI da Covid-19 no Rio Grande do Norte, parabenizou nesta quarta-feira (1º) a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) por ter conseguido, na Justiça, recuperar parte do dinheiro que havia sido perdido na compra frustrada de respiradores.
Em entrevista ao programa “12 em Ponto”, da rádio 98 FM, o parlamentar destacou, no entanto, que o governo Fátima Bezerra (PT) só agiu para reaver os recursos por causa do trabalho da CPI.
A informação não procede, pois o Consórcio Nordeste, em nome de todos os estados da região, acionou a Justiça contra as empresas em junho de 2020. O governo do RN, através da PGE, está habilitado neste processo desde o início. A ação específica do Rio Grande do Norte na Justiça potiguar, de onde surgiu a ordem de bloqueio de agora, é que foi protocolada em novembro de 2021.
“A ação (na Justiça do RN) foi impetrada em novembro do ano passado. Já tínhamos três meses de CPI e um altíssimo nível de pressão em cima do governo, que não tomava nenhuma atitude em relação à cobrança do dinheiro, exclusivamente porque a gestão do dinheiro foi feita por aliados da governadora no Consórcio Nordeste e dentro do governo da Bahia”, enfatizou o deputado.