ABC fecha rodada como vice-líder

Após a vitória na base da determinação diante do Volta Redonda, no Frasqueirão, o ABC encostou no Mirassol na vice-liderança da Série C do Brasileiro e mostrando que pode brigar forte por uma vaga na segunda fase. O treinador Fernando Marchiori apesar de destacar o bom início da equipe, prefere manter os pés no chão e ressalta que ainda existe uma estrada grande a ser percorrida, para que o Alvinegro consiga dar o primeiro grande passo dentro da competição: que é classificar entre os quatro primeiros colocados.

A equipe potiguar que apresenta um bom desempenho como mandante, agora parte para realizar duas partidas fora de casa. A primeira será no próximo sábado, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, em São Paulo. Já na segunda o clube potiguar terá pela frente o Atlético-CE, adversário do qual o time abecedista não guarda boa recordação. Ano passado, na Série D, os dois estiveram no mesmo grupo e os cearenses bateram os potiguares nos dois confrontos: 2 a 0 em Natal e 1 a 0 no confronto da volta, em Horizonte-CE.
Questionado sobre essa empreitada, o treinador Fernando Marchiori que prefere analisar sempre o próximo adversário, se ateve mais ao confronto diante do Botafogo-SP, um clube que ele conhece bem.
“Na Série C a gente só pode esperar pedreira pela frente. Nosso próximo adversário é um clube do Campeonato Paulista que caiu da Série B. O Botafogo é uma equipe dura, com um investimento muito alto no futebol. Nós iremos enfrentar dificuldades enfrentando o time deles em Ribeirão Preto, mas esperamos que, dentro dessa nossa humildade, a gente possa sair de lá com coisas boas na bagagem”, afirmou.
Na condição de visitante a equipe potiguar possui 50% de aproveitamento, venceu o Ferroviário-CE e perdeu para o Altos-PI, mas o comandante abecedista está ciente do quanto não retornar de mãos vazias nas partidas fora de Natal é importante para turbinar a campanha de uma equipe que deseja lutar pelas primeiras colocações na primeira fase.
Com o equilíbrio que vem conseguindo manter neste início de Brasileirão, o site Chance de Gol aponta 84% de probabilidade para o ABC chegar na segunda fase. O número mágico para se garantir uma vaga é de 30 pontos e essa será a primeira meta a ser buscada pelos potiguares, que têm como meta inicial se afastar do risco de rebaixamento, depois disso Fernando Marchiori ressaltou que irá começar a pensar na classificação.
Assim como a competição possui um longo caminho, o treinador também acredita que vai conseguir fazer o grupo evoluir de forma satisfatória com o passar das rodadas.
“Espero que realmente a gente consiga ter todo mundo à disposição. Quando isso estiver ocorrendo e o grupo tiver as semanas cheias para trabalhar acredito que iremos demonstrar uma evolução técnica muito boa, teremos grandes melhorias. Mas o futebol no Brasil é feito jogo a jogo, é tudo muito difícil. Você tentar trocar o pneu do carro com ele em movimento é  um pouco mais complicado, é o que está ocorrendo no ABC e isso requer que tenhamos um pouco mais de equilíbrio, isso também nos obriga a ousar menos tendo de jogar por uma segurança maior. É justamente através dessas vitórias que estão ocorrendo, que a confiança do elenco vai aumentando e nós teremos a oportunidade de introduzir a ideia que temos de futebol e o que desejamos que a equipe faça em campo. Tenho certeza de que, em breve, nós teremos uma equipe muito próxima daquilo que a gente imagina”, disse Marchiroi.