Cinquenta leitos de clínica médica serão criados para o atendimento geral de usuários na rede municipal de saúde de Natal. Isso será possível a partir do convênio estabelecido entre a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Complexo de Saúde Professor Severino Lopes (CSPSL).
Referência no tratamento de doenças psiquiátricas, a unidade hospitalar localizada na avenida Romualdo Galvão passa a funcionar agora como Complexo de Saúde, atendendo pacientes sem transtornos psiquiátricos. Os novos leitos clínicos recebem pacientes vindos de unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de pronto atendimento (UPAs).
Com os novos leitos, o município amplia o número de pacientes assistidos pelo SUS na rede hospitalar conveniada. A Prefeitura de Natal também possui convênios com o Hospital do Coração e o Hospital Incor, para cardiologia, e com o Hospital Memorial, para trauma e ortopedia.
Segundo o diretor geral do Hospital Severino Lopes, Cláudio Lopes, a abertura dos leitos clínicos não resulta em redução do atendimento psiquiátrico da instituição. “Estamos abrindo uma área clínica em um espaço que estava fechado, mas continuamos com os 160 leitos de psiquiatria”, explicou.