O estigma do atendimento do serviço público, que é demorado e pouco eficiente em regra, fica distante quando se analisam os números da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Esperança, em Parnamirim. Depois que uma nova empresa terceirizada assumiu a UPA no início do ano, o tempo de espera dos usuários passou de mais de 3 horas para 30 minutos, em média.
Apesar da alta demanda da UPA, considerada a porta de entrada para as urgências do município, é no planejamento que o tempo de espera tem diminuído, uma matemática que conta com a ajuda de todos, desde a organização do fluxo de atendimento até mesmo a diminuição do tempo de descanso dos médicos. Somente nos primeiros meses do ano, foram realizados mais de 10 mil e 700 atendimentos, com uma média de cerca de 180 consultas por dia.
A UPA Nova Esperança possui 34 leitos e o atendimento é dividido em salas vermelhas, amarelas, isolamento, estabilização e observação. Para o médico e coordenador do serviço médico na UPA, Ivan Soares, o trabalho é desafiante, em virtude da procura elevada, e ao mesmo tempo recompensador: “A nossa satisfação é ver os corredores vazios e a diminuição na espera do paciente, trabalho de uma equipe dedicada que busca melhorar os serviços cada vez mais”, enfatizou.