O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o dos Estados Unidos, Joe Biden, falarão por telefone no sábado (12), informou a agência de notícias RIA na noite desta sexta-feira (11), citando o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
O anúncio das negociações entre os presidentes russo e americano veio depois que Washington disse que a Rússia havia reunido tropas suficientes perto da Ucrânia para lançar uma grande invasão, que provavelmente começaria com um ataque aéreo.
Peskov disse que os Estados Unidos tiveram a iniciativa da ligação, segundo a RIA. Putin falará com o presidente francês, Emmanuel Macron, no mesmo dia, acrescentou Peskov, segundo a Tass.
O assessor de segurança da Casa Branca, Jake Sullivan, declarou nesta sexta-feira que qualquer americano que ainda esteja na Ucrânia deve partir nas próximas 24 a 48 horas. O representante do governo dos EUA disse que uma invasão russa poderia começar com um ataque aéreo, o que dificultaria as partidas.
A inteligência dos Estados Unidos acredita que as forças militares da Rússia podem iniciar uma ofensiva contra a Ucrânia antes do fim dos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecem na China até o próximo dia 20.