O e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, uma alta de 27% em relação a 2020. O resultado é recorde para o comércio online. Os dados são da Neotrust, empresa que monitora 85% do e-commerce brasileiro.
O levantamento também mostra crescimento de 17% nos pedidos em 2021. Ao todo, foram 353 milhões de entregas. Ainda segundo a Neotrust, o ticket médio por compra no ano passado foi de R$ 455.
Para Paulina Dias, head de inteligência da Neotrust, 3 fatores explicam o resultado bastante positivo para o setor: a pandemia, avanços na logística e a mudança de comportamento do consumidor.
“Mesmo nos meses que as restrições foram menores, houve uma mudança de comportamento do consumidor. Ele começou a entender que ele poderia comprar online e depois trocar na loja. Se na loja eu vi, mas estou com pressa, deixo para comprar online. Até mesmo quando tem fila, o consumidor deixa para comprar online”, afirma.
A região Nordeste ficou em 2º lugar no faturamento do e-commerce, com 17,5% do total, atrás apenas do Sudeste, com 57,9%. Em seguida ficaram a região Sul (14,8%,), o Centro-Oeste (7%) e o Norte (2,8%).
Dias explicou que um dos fatores que fez o Nordeste ascender no índice foi a melhora na logística das empresas na região. “As lojas começaram a se preparar mais, a ter mais centros logísticos”, disse.
Quanto ao número de pedidos por segmentos, moda, beleza e perfumaria, e saúde foram os que mais avançaram. Com alta de 87%, o subsetor de medicamentos foi destaque em 2021. Em faturamento, celulares, eletrodomésticos e eletroeletrônicos ficaram no topo.
PREVISÕES PARA 2022
O levantamento faz a projeção de 9% de alta no comércio online neste ano. A estimativa é de um faturamento recorde de R$ 174 bilhões.
Para Dias, muitos fatores podem fazer com que esse resultado não se concretize. Entre os principais estão as eleições, que causam incertezas políticas, além de inflação, dólar alto e fraco desempenho do PIB.