Robôs que ajudam médicos a realizar cirurgias se tornaram uma visão comum na medicina moderna. No entanto, uma equipe da Universidade Johns Hopkins afirma que um robô realizou com sucesso a primeira cirurgia laparoscópica – sem um médico para orientá-lo durante o procedimento.
A cirurgia laparoscópica (ou “buraco de fechadura”) é um procedimento comum e minimamente invasivo que insere uma câmera dentro de um tubo no abdômen ou no sistema reprodutivo de uma mulher para verificar se há problemas.
O procedimento, realizado em um porco, é um passo importante para operações totalmente autônomas em pacientes. Durante a cirurgia, o robô chamado STAR (Smart Tissue Autonomous Robot) reconectou com sucesso duas extremidades do intestino.
Os pesquisadores dizem que o STAR realmente teve um desempenho melhor do que os cirurgiões reais, que se desviaram mais da linha de corte ideal – causando mais danos aos tecidos.
“Nossas descobertas mostram que podemos automatizar uma das tarefas mais complexas e delicadas da cirurgia : a reconexão de duas extremidades de um intestino. O STAR realizou o procedimento em quatro animais e produziu resultados significativamente melhores do que os humanos realizando o mesmo procedimento”, diz o autor sênior Dr. Axel Krieger, engenheiro mecânico da Johns Hopkins, em um comunicado da universidade.