Foto: cedida
O Governo do Rio Grande do Norte vai implantar uma Central de Libras no estado, fortalecendo a inclusão das pessoas surdas ou com deficiência auditiva. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Desenvolvimento Humano (Semjidh).
Nesta quarta-feira (02), os secretários Pedro Lopes (Sead) e Júlia Arruda (Semjidh) se reuniram com servidores das duas pastas e também da Coordenadoria do Programa Central do Cidadão (Codaci), vinculada ao Gabinete Civl, para tratar dos processos para implantação do serviço.
A Central de Libras terá como objetivo fornecer serviços de tradução e interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo apoio à comunicação da comunidade surda em atendimentos públicos e outras necessidades cotidianas. Com essa estrutura, cidadãos surdos terão mais autonomia e acessibilidade ao buscar serviços essenciais em órgãos estaduais, garantindo a efetivação de seus direitos.
De acordo com o secretário da Administração, a ideia é instalar a Central de Libras na Central do Cidadão da Zona Oeste de Natal, de modo a facilitar o atendimento às pessoas surdas ou com deficiência auditiva que procurarem os serviços públicos. No entanto, haverá atendimentos virtuais, de modo a abranger todo o estado.
“O objetivo é garantir atendimento digno e acessível para todos os cidadãos surdos ou com deficiência auditiva. A Central de Libras vai começar funcionando na Central do Cidadão da Rodoviária, que será inaufurada em breve, mas também teremos atendimentos virtuais, permitindo que qualquer pessoa no estado possa ser assistida, independente de onde estiver. A ideia é que ninguém fique sem atendimento por falta de comunicação”, declarou Pedro Lopes.
A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual com políticas públicas voltadas à inclusão e ao respeito à diversidade. Muitas pessoas surdas enfrentam barreiras significativas para acessar serviços básicos, como saúde, educação e segurança pública, devido à falta de profissionais capacitados em Libras.
“A criação da Central de Libras do RN representa um avanço na garantia de atendimento digno e igualitário a essa parcela da população”, comentou a secretária Júlia Arruda, que participou da implantação da Central de Libras de Natal, enquanto ocupou cargo de vereadora municipal e presidiu a Comissão dos Direitos da Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
A expectativa é que a Central do Libras no âmbito estadual comece a operar a partir do segundo semestre de 2025.