Nesta segunda-feira (25), é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi instituída há 60 anos para agradecer aos doadores e sensibilizar a população sobre a importância da doação. O mês de novembro foi escolhido para a celebração justamente porque antecede períodos críticos, como as férias de fim de ano, datas comemorativas, o Carnaval e outros feriados prolongados, quando a doação tende a diminuir.
Aproveitando a ocasião, hemocentros de todo o país alertam para a redução da oferta de sangue nesta época do ano. Segundo o diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, o risco de queda nos estoques se soma à alta demanda típica de novembro.
“Neste momento que se aproxima de dezembro, há o aumento das cirurgias eletivas de grande porte. Médicos, antes de saír de férias, querem atender seus pacientes, e os pacientes querem fazer cirurgias nesse período para chegar em dezembro totalmente recuperados”, disse Okumoto em entrevista à Rádio Nacional de Brasília.
Além disso, preocupa a baixa nos estoques dos grupos sanguíneos O positivo e O negativo, considerados críticos em vários estados.
Como doar
Para facilitar a captação de doadores, o Ministério da Saúde lançou no ano passado o aplicativo Hemovida, disponível nas lojas de apps e na plataforma Meu SUS Digital. O aplicativo oferece a carteira virtual do doador, com informações de saúde e histórico de doações, além de dados úteis em emergências.
Os requisitos básicos para doar sangue incluem estar em boa saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos e apresentar índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 18,5. Menores de 18 anos devem apresentar autorização e cópia do documento de identidade dos responsáveis. Já idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos, entre outras orientações.
O Ministério da Saúde também disponibilizou uma lista de hemocentros em todos os estados para facilitar o acesso dos interessados.
Além do Dia Nacional do Doador, há o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.
A doação é voluntária, e não há remuneração para essa iniciativa solidária.