Polícia desarticula esquema de corrupção em fórum do interior do RN; ex-servidor é investigado

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), por meio da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (DECCOR), realizou na sexta-feira (08) a Operação “Caixa Oculta”. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, bloqueio de bens e aplicação de medidas cautelares, incluindo monitoramento eletrônico, contra um ex-servidor público cedido a um Fórum do interior do estado na época dos fatos.

Segundo as investigações, o suspeito teria se utilizado de seu cargo e da confiança conferida aos servidores do Poder Judiciário para desviar, de forma fraudulenta, verbas oriundas de prestações pecuniárias. 

Entre as práticas irregulares, o suspeito oferecia meios ilícitos para realizar pagamentos, omo o uso do próprio PIX, boletos bancários de contas diferentes direcionados à sua conta pessoal, além da solicitação de pagamentos em espécie. Ele também falsificava comprovantes de recebimento para evitar que os valores fossem depositados nas contas do Poder Judiciário do RN.

A apuração identificou, até o momento, o desvio de valores de prestações pecuniárias em pelo menos 21 ocasiões. Além disso, após sua exoneração, o investigado foi flagrado portando ilegalmente uma arma de fogo durante visita ao fórum. Após o cumprimento das medidas judiciais, ele foi conduzido ao Centro de Monitoramento Eletrônico (CEME), para a instalação da tornozeleira eletrônica.