O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, afirmou que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e do Chile, Gabriel Boric, de serem “agentes da CIA”, o serviço federal de Inteligência dos Estados Unidos. A acusação foi feita durante entrevista à televisão estatal venezuelana em entrevista à televisão estatal venezuelana.
“Quem é o porta-voz que eles colocam dizendo as coisas mais bárbaras contra nosso país através dessa chamada ‘esquerda’? O senhor Boric, que agora está acompanhado por Lula. Para mim, Lula foi cooptado na prisão. Essa é a minha teoria. (…) Parte dessa chamada esquerda cooptada pela CIA e pelos Estados Unidos na América Latina agora tem dois porta-vozes, Lula, que não é o mesmo que saiu da prisão, por tudo que acusou agora, não é o mesmo em nada: nem em seu físico, nem em como ele se expressa”, disse Saab.
Contudo, a acusação de Saab contra Lula é infundada, visto que não há nenhum indício de que o presidente brasileiro tenha alguma relação dessa natureza com a CIA.
Em suas declarações ao longo da entrevista, Saab, que é aliado do presidente Nicolás Maduro, reiterou suas críticas ao fato de Lula não reconhecer a vitória de Maduro nas eleições.
Em 28 de julho desate ano, Nicolás Maduro, que foi declarado vitorios sob acusações de falta de transparência.