Foto: Alexandre Schneider / CPB
O Gabriel Araújo conquistou, nesta quinta-feira (29), a primeira medalha do Brasil nas Paraolimpíadas de Paris, levando o ouro nos 100 metros costas da classe S2 (limitações físico-motoras). Gabrielzinho terminou a prova em 1min53s67, quase 8 segundos à frente do russo Vladimir Danilenko, que ficou com a prata com um tempo de 2min01s34. O bronze foi para o chileno Alberto Abarza, com 2min01s97.
Esta é a segunda vez que ele participa dos Jogos Paralímpicos. Além do ouro conquistado este ano, o nadador possui outras três medalhas: duas de ouro e uma de prata, vencidas nas Paraolimpíadas de Tóquio 2020.
O mineiro de apenas 22 anos venceu a prova dos 100 metros de costas um dia após ser porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura, ao lado da paulista Beth Gomes, do atletismo.
No mesmo dia, o Brasil assegurou mais duas medalhas na natação: o pernambucano Phelipe Andrews Rodrigues levou a prata nos 50 metros livre da classe S10 (limitações físico-motoras), e Gabriel Bandeira garantiu o bronze nos 100 metros borboleta da classe S14 (deficiência intelectual).