O Governo Federal anunciou a suspensão de todas as ações de averiguação e revisão cadastral do Bolsa Família no Rio Grande do Sul até dezembro de 2024. A medida tem como objetivo garantir suporte às pessoas que foram atingidas pelas fortes enchentes no estado nas últimas semanas.
As mais de 252 mil famílias gaúchas que haviam sido convocadas para regularizar os cadastros, continuarão recebendo o benefício normalmente sem precisar passar pela revisão. Além disso, as famílias que teriam pagamentos interrompidos a partir de maio, em razão de não regularização cadastral, terão os pagamentos retomados para seguirem recebendo o Bolsa Família.
“Nossa prioridade é cuidar das famílias e garantir proteção social”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em comunicado. “Estamos concentrando os esforços e tomando todas as medidas para que o auxílio chegue a todos.”
De acordo com os números mais recentes divulgados pela Defesa Civil, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, em 450 municípios do Estado gaúcho. O número de mortes chegou a 147 e 127 pessoas estão de. Há, aproximadamente, 538 mil pessoas desalojadas e mais de 77 mil em abrigos.