Uma tubulação da Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) se rompeu na madrugada do domingo (18), por volta das 3h, na rua Boa Vista, no bairro Nordeste, zona oeste de Natal. O incidente interditou 11 casas que correm risco de desabamento. Segundo os moradores, a Caern desligou o ramal quatro horas depois do acontecido. A força da água arrastou calçadas e parte do asfalto foi levada.
O trabalho de retirada das famílias do local começou às 6h e, posteriormente, a área atingida foi interditada por ordem da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal. Das 11 casas afetadas, três estavam desocupadas. Na abordagem social feita pelas autoridades, ficou constatado que nenhuma família precisaria de abrigo público, optando por morar temporariamente com parentes.
As famílias receberam kits de auxílio eventual contendo colchões, cestas básicas, kits de higiene, lençóis e toalhas. Agentes da Defesa Civil, juntamente com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Caern, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Cosern estão no local.
O titular da Seinfra, Carlson Gomes, esclareceu que está trabalhando juntamente com a Caern para recuperar a rua Boa Vista, tendo o objetivo inicial de proteger as casas antes de instalar uma nova tubulação. A ameaça de chuvas preocupa e a equipe da Caern já foi acionada para iniciar na segunda-feira (19) as atividades de reparo.
“A Prefeitura acompanhando os trabalhos irá buscar evitar novos danos causados pelos danos ocasionados na tubulação rompida pela Caern. Cabe a Caern recompor a tubulação e recuperar a rua”, disse o secretário titular da Seinfra, Carlson Gomes. As equipes da Defesa Civil continuam no local para auxiliar as famílias e orientar a desocupação dos imóveis. “O risco de desabamento existe, principalmente se ocorrerem chuvas nas próximas horas”, alertou Fernanda Jucá, diretora do Departamento de Defesa Civil da Prefeitura de Natal.
Foto: Alex Régis