Motoristas que trabalham por meio de aplicativos como Uber e 99 em Natal prometem parar por 24 horas nesta segunda-feira (15) para pressionar as empresas a aumentarem os repasses e valores mínimos por corrida. A paralisação é uma convocação da Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil (Fembrapp), que está sendo apoiada pela Associação dos Motoristas Autônomos por Aplicativos do RN (Amapp).
A Amapp estima que cerca de 70% dos profissionais da categoria em Natal devem aderir à greve, que tem como objetivo reivindicar melhores condições de trabalho e repasses mais altos nas tarifas das corridas. A paralisação está prevista para durar o dia todo e tem manifestações de rua marcadas em algumas capitais do país.
Entre as reivindicações da categoria estão o ganho mínimo de R$ 10 reais por corrida, mais segurança, banimentos injustos, melhoria da plataforma no quesito ferramentas, mais dignidade e melhores condições de trabalho.
Para evitar tumulto, a Amapp destacou que a entidade não está incentivando manifestações de rua em Natal, apenas a paralisação silenciosa com o desligamento dos aplicativos e a aplicação de adesivos nos veículos dos motoristas participantes.