Profissionais da Saúde de Natal entram em greve e fazem protesto por seus direitos

Imagem/Internet

Os servidores da Saúde de Natal, capital do Rio Grande do Norte, iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (24) e realizaram um protesto em frente à prefeitura da cidade. O sindicato que representa a categoria afirmou que os atendimentos deverão ser paralisados totalmente nas unidades básicas de saúde e mantidos de forma reduzida nos serviços de urgência e emergência.

Entre as reivindicações dos servidores, estão o cumprimento da data-base de reajuste de salários, implantação e pagamento retroativo das gratificações, implantação e retroativo do adicional por tempo de serviço e fim do corte das gratificações dos servidores que estão em afastamento. A categoria também demanda a retomada da mesa de negociação de greve, melhores condições de trabalho e combate ao assédio moral, além do cumprimento do piso salarial dos técnicos de radiologia e convocação do cadastro de reserva do último concurso público, realizado em 2018.

A greve dos servidores da Saúde é um reflexo das dificuldades enfrentadas pelas categorias durante a pandemia da Covid-19 no Brasil, que acentuou as precariedades do sistema de saúde e intensificou as demandas por melhorias nas condições de trabalho e valorização dos profissionais. É fundamental que o município de Natal abra um diálogo com os servidores e atenda suas reivindicações para garantir a continuidade dos serviços de saúde para a população da cidade.