Desvio de dinheiro no RN é investigado pela Polícia Civil do estado

Imagem/Internet

A Polícia Civil do RN, por meio do Departamento de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD), acaba de desvendar um grande esquema de desvio de dinheiro público que vinha sendo praticado desde 2006 na folha de pagamento dos servidores do Estado. A fraude, que envolvia a inclusão de pessoas fictícias como funcionários públicos e o pagamento ilegal de salários, adicionais, gratificações e empréstimos consignados, foi identificada na Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESAP).

A investigação foi iniciada pela atual gestão da SESAP, que entregou o material para a Polícia Civil. As apurações revelaram que duas pessoas, filhos de uma servidora efetiva da SESAP, haviam sido cadastrados como servidores públicos desde 2006, mas nunca haviam trabalhado nas unidades de saúde vinculadas à Secretaria. Os pagamentos ilegais foram feitos durante 16 anos e totalizaram aproximadamente R$1 milhão de reais.

A investigação comprovou que a servidora efetiva da SESAP havia inserido os filhos como servidores públicos no sistema de folha de pagamento, sendo que um deles ainda era criança à época. Os desvios financeiros incluíam salários, adicionais, gratificações, empréstimos consignados e até abono de permanência.

Essa ação criminosa demonstra o quanto é importante manter os órgãos de controle vigilantes, para coibir práticas corruptas e garantir a transparência no uso do dinheiro público. A polícia civil do Rio Grande do Norte, por meio do DECCOR-LD, tem tido papel fundamental no combate à corrupção, investigando e punindo aqueles que praticam esses crimes. É fundamental que a população colabore, denunciando práticas ilegais, para que sejam alcançadas soluções cada vez mais rápidas e eficazes.