Governo Lula “gera condições” para volta de casos de corrupção, diz Moro

Foto: Mauro Pimentel/AFP.

Sergio Moro (União Brasil, foto) afirmou que o governo Lula (PT) está “gerando condições” para a volta de casos de corrupção no país. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o senador eleito pelo Paraná citou o desejo do Planalto de relaxar a Lei das Estatais como exemplo.

“É uma questão de condições. As condições estão presentes ou ausentes? Por exemplo, o governo quer relaxar a Lei das Estatais, que foi um avanço de 2016, uma reação àquele loteamento exacerbado que foi constatado na Lava Jato. Agora o governo está fazendo um movimento contrário, porque quer distribuir cargos das estatais para ganhar apoio político. Muitas vezes isso acaba menosprezando o aspecto técnico. Então você vai gerando as condições para que retornem os casos de corrupção”, disse o ex-juiz da Lava Jato.

Moro também criticou o loteamento de cargos feito pelo Planalto.

“Esse governo está fazendo a mesma coisa que fez no passado, que é um loteamento completo de cargos públicos, com aumento da estrutura burocrática. Então, esses casos [de corrupção], infelizmente, […] devem surgir nos próximos anos”, afirmou o senador.

Ainda na entrevista, Moro disse que hoje não tem uma “relação próxima” com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Eu aderi ali na campanha [no segundo turno], como uma atuação muito pontual. Eu não voltei a fazer parte do grupo político do Bolsonaro”, acrescentou o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública.

Por O Antagonista.