A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites, emitiu uma Nota de Alerta aos municípios potiguares com recomendações sobre o Dezembro Vermelho e ao Dia Mundial de Luta Contra à AIDS, comemorado em 1º de dezembro.
O documento recomenda que os municípios realizem ações de mobilização, adotando estratégias para facilitar o acesso da população aos preservativos (feminino e masculino) e ao diagnóstico precoce da infecção pelo HIV, oferecendo a testagem rápida para detecção do vírus.
O Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, terá a abertura oficial do Dezembro Vermelho dia 1º de dezembro, com mobilização no Serviço de Assistência Especializada (SAE) e testagem na sala de espera com usuários. Outras ações estão confirmadas em Mossoró, Lajes, São Paulo do Potengi e Santa Cruz. Com uma vasta programação, no dia 20 de dezembro durante todo o dia, acontecerá o II Seminário Estadual de Combate ao HIV/AIDS e fortalecimento das redes de atenção à saúde do RN no auditório Otto de Brito Guerra – Reitoria da UFRN.
“As atividades de prevenção devem ocorrer durante todo o ano em um processo contínuo e o Dia Mundial é um momento oportuno para a intensificação das ações, quando é possível fazer uma grande mobilização social para relembrar a importância do combate à doença e despertar na população a consciência da necessidade da prevenção, reforçando que a resposta à epidemia é responsabilidade de todos”, diz a nota.
Cenário no RN
Atualmente, no Rio Grande do Norte, cerca de 11 mil pacientes realizam tratamento para HIV/Aids nos quatorze Serviços de Assistência Especializada (SAE) distribuídos nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Caicó, Mossoró e Pau-dos-Ferros.
Nos últimos 10 anos, no Rio Grande do Norte, observa-se um crescimento de 39,5% no registro de casos de aids, de 39,3% nos casos de infecção pelo HIV, de 74% no número de casos de gestantes infectadas pelo HIV e de 19,4% na ocorrência de óbitos por aids.
Entre janeiro e outubro de 2022, foram registrados 590 casos de aids e 782 de infecção pelo HIV, revelando um aumento no registro de casos de 29,1% e 42,5%, respectivamente, quando comparado com o mesmo período de 2021.
Confira a programação:
– (01/12 – Abertura do “dezembro vermelho” com mobilização no Serviço de assistência especializada (SAE) Giselda Trigueiro) – testagem e sala de espera com usuários;
– 02/12 – Mobilização IMT e Hospital Giselda Trigueiro (Evento em alusão ao dia mundial da luta contra AIDS) – auditório do IMT, Giselda Trigueiro;
– 02/12 – Testagem em massa de 610 colaboradores do Parque Eólico Cajuína B em Lajes – III URSAP;
– 7 e 08/12 – Ações no Hospital Rafael Fernandes (Mossoró);
– 7/12 – Abertura via Plataforma virtual Zoom às 20h – Link de acesso: https://conasems-br.zoom.us/j/87066439435
– 08/12 – XI Seminário De Atualização em HIV/Aids das Regiões Oeste, Alto Oeste, Vale do Assú e Salineira Do Rio Grande Do Norte – Local: Auditório da Faculdade de Medicina das 8:00 às 17:00
– 08/12 – Mobilização na UERN Mossoró – da II URSAP – testagem rápida público alvo: alunos e servidores da UERN;
– 07/12 – Mobilização no Serviço de assistência especializada (SAE) de São Paulo do Potengi ;
– 14/12 – Seminário HIV/AIDS do Trairi, da V URSAP (Santa Cruz);
– 15/12 – Testagem de HIV, sífilis, Hepatites B e C para os servidores do nível central da Sesap;
– 20/12 – II Seminário Estadual de Combate ao HIV/AIDS e fortalecimento das redes de atenção à saúde do RN – Auditório Otto de Brito Guerra – Reitoria da UFRN.