Acontece nesta quarta-feira (30) a apresentação inédita da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte da Nona Sinfonia de Beethoven. O concerto será realizado no Espaço Cultural João Paulo II (Papódromo), em Natal, às 19h30, com mais de 200 artistas. A entrada é gratuita.
A Nona Sinfonia de Beethoven (1824), de Ludwig van Beethoven, é uma das obras mais conhecidas e aclamadas do mundo e será interpretada na íntegra através do projeto Movimento Sinfônico.
Considerada um ícone, o estilo da obra traz uma singularidade no aspecto emocional, que é capaz de abraçar o público através das notas que soam como poesia. O espetáculo é um presente para a cidade de Natal oferecido pela Humana Saúde e o Hospital do Coração, além de comemorar o mês da Padroeira de Natal e os 30 anos da vinda do Papa João Paulo II à capital potiguar.
O evento marca a anunciação da chegada do espírito natalino, com a “Ode à Alegria”, que a Nona Sinfonia traz. “A Nona é a mais influente sinfonia, e a peça mais discutida na história da música. Ela tem uma busca da simplicidade e uma defesa contra a escuridão. É o triunfo universal da aspiração humana e a declaração em favor da irmandade universal – uma verdadeira afirmação da liberdade”, disse o maestro da OSRN, Linus Lerner.
O maestro também comentou um fato curioso, de que essa sinfonia nunca foi tocada, em sua forma completa, pela Orquestra do RN, e que há exatos 30 anos, quando o Papódromo foi construído e contou com a presença do Papa João Paulo II, a OSRN tocou o último movimento da sinfonia. “Agora, após todos esses anos, estamos repetindo esse feito no Papódromo, onde hoje ensaiamos e é a nossa casa. E tocando pela primeira vez a Nona Sinfonia, uma peça que fala da irmandade, referente ao Poema “Ode à Alegria” – escrita por Friedrich Schiller”, explicou Linus.
O concerto conta com quatro solistas convidados: Ariadne Medeiros – RN (Mezzo Soprano), Gabriela Ramos – DF (Soprano), Hélenes Lopes – PA (Tenor) e Johnny França – SP (Barítono); e ainda: Coro 100 vozes, preparado pelo maestro Janilson Batista – Coral Harmus; maestro Eli Cavalcante – Coral Canto do Povo; e maestro Paulo Ritzel – Coro Canto Paramirins. Nessa montagem especial, o projeto tem a participação do grupo “Movidos Dança”, com coreografia exclusivamente criada para esta noite. Uma sessão histórica para a música potiguar, promovida pela Orquestra Sinfônica do RN sob a direção artística do maestro Linus Lerner.
Além da Nona Sinfonia de Beethoven, a OSRN interpreta na abertura do concerto o Poema Sinfônico Finlândia (1899), de Jean Sibelius (1865-1957), composta para as celebrações da imprensa, em Helsinque. Atualmente, a peça tem um trecho que é considerado hino da Finlândia. Linus contextualiza, “É o final de uma série de sete peças, e cada uma continha um folheto com a história da Finlândia. Escolhi ela também como um apelo para o fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia”.
Ingressos gratuitos
Os ingressos são distribuídos gratuitamente ao público através de inscrição antecipada, com vagas limitadas. Os interessados precisam fazer um cadastro através da plataforma oficial (Sympla). O voucher tem valor de ingresso para assistir ao concerto no Papódromo.
É importante que o público se atente ao horário de validade do voucher, pois, a partir das 19h, os ingressos remanescentes serão redistribuídos, por ordem de chegada do público que apostar na ausência daqueles que não utilizarem seus vouchers. Em caso de ingressos remanescentes, a distribuição se dará por ordem de chegada (das 19h10 às 19h30), no local do evento.
Novo Notícias