A seleção brasileira estreou bem diante da Sérvia e venceu pelo placar de 2×0 no estádio Lusail, na estreia pela Copa do Catar nesta quinta-feira (24). O nome da partida foi do atacante Richarlison que marcou dois gols e sacramentou o êxito brasileiro.
Os gols ocorreram no segundo tempo. No período em que a canarinho mais atuava dentro do campo adversário. No primeiro, Richarlison aproveitou o rebote e botou para o gol. No segundo foi uma pintura. Após passe de três dedos de Vini, o camisa 9 levantou a bola e mandou de primeira.
O jogo
O técnico Tite veio para a partida com uma escalação ousada. O treinador recuou Lucas Paquetá para segundo volante, ao lado de Casemiro, e fez o quarteto do ataque com Neymar, Raphinha (pela direita), Vini Jr (pela esquerda) e Richarlison como centroavante.
O primeiro tempo foi de muitas dificuldades para a seleção brasileira, a forte marcação Sérvia obrigava o Brasil a trocar passes sem importância. No entanto, a canarinho chegou ao gol adversário duas vezes. Um com Vinícius Jr, em que ele não conseguiu tirar do goleiro. Outra, e mais clara, com Raphinha. O ponta do Barcelona ficou de frente para o goleiro, mas bateu fraco.
No segundo tempo, a amarelinha se impôs, os jogadores brasileiros deram mais velocidade e intensidade. Raphinha perdeu outro gol na frente do goleiro sérvio.
Porém, na oportunidade seguinte, veio o gol. Neymar pegou a bola e levou para o lado esquerdo, Vinícius Júnior foi mais esperto, bateu colocado, goleiro deu rebote, e Richarlison aproveitou para colocar no gol. 1×0.
Depois disso, houve um domínio brasileiro. O segundo gol era questão de tempo. A dupla Vini Jr e Richarlison apareceram outra vez. Depois de um passe de três dedos para o meio da área, o centroavante dominou, levantou e bateu de voleio. Um golaço. 2×0.
Após o segundo gol, Tite decidiu colocar Rodrygo, Antony, Fred e Gabriel Jesus. Com mais “leveza” no ataque, o time brasileiro enfileirou chances perdidas. A Sérvia dava sinais de cansaço e pouco ameaçou a meta do goleiro Alisson. No fim, venceu quem teve mais eficiência e domínio.
A preocupação maior ficou com saída de Neymar no segundo tempo, que saiu machucado e com bolsa de gelo no tornozelo direito do atacante. Ainda não há informações sobre a lesão. Segundo o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, o atleta vai passar por exames mais detalhados amanhã.
O Brasil é lider do grupo G da Copa do Mundo. O próximo compromisso da seleção brasileira é contra a Suiça, nesta segunda-feira (28), às 13h, Stadium 974.
Tribuna do Norte