Com quase 300 pacientes na fila de espera, Sesap e Cremern pactuam acordo para redução das filas por cirurgias vasculares no RN

A partir de 1° de dezembro, hospitais privados de Natal e de Mossoró serão contratados pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), para atender a demanda de cirurgias vasculares no Rio Grande do Norte. A decisão foi pactuada entre a pasta e o Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern), que participaram de uma sessão de mediação realizada na última quinta-feira, (17), pela Justiça Federal. No início do mês, cerca de 300 potiguares estavam à espera do procedimento.

 

Em virtude do número de pacientes aguardando as cirurgias, o Cremern tinha ajuizado ação civil pública na Justiça. A partir da mediação, ficou definida uma “força-tarefa” para a realização dos procedimentos. Na audiência, ficou garantida a contratação dos hospitais privados por 90 dias, podendo o prazo ser prorrogado.

 

O Cremern explicou que a medida se fazia necessária, avaliando que quanto maior a demora, maiores são os riscos de amputação ou morte por infecção generalizada aos pacientes que sofrem de doenças vasculares. Conforme apresentado na audiência, o último número da lista de espera pelo procedimento chegou a 268 pacientes.
“Nosso pedido foi para aumentar o número de procedimentos vasculares para que a fila de pacientes existentes possa acabar. Foi pactuado que serão contratados hospitais privados em Natal e Mossoró, para assistência aos pacientes e com isso diminuir ou eliminar a fila de espera por cirurgias vasculares”, afirmou o presidente do Cremern, Dr. Marcos Jácome.
Participaram da audiência, além do Cremern e Sesap, os representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Defensoria Pública do Estado e a Defensoria Pública da União.
Tribuna do Nprte