Até dezembro deste ano acontecem as etapas municipais da 17º edição da Conferência Nacional de Saúde, que objetiva promover espaços de diálogo entre o governo e a sociedade para a construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Os eventos locais são organizados pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde. O evento nacional, por sua vez, está previsto para os dias 2 e 5 de julho de 2023.
Com foco na manutenção do SUS, a Conferência ocorre a cada quatro anos, sendo precedida de etapas municipais e estaduais e outras atividades preparatórias para a fase nacional. É o caso, por exemplo, da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, de 14 a 18 de novembro, em Brasília.
Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027. Para participar das etapas municipais e estaduais, é necessário acompanhar a realização no seu município e estado, onde os interessados poderão ser eleitos para a etapa final.
Na 16º edição do evento, que ocorreu em 2019, cerca de cinco mil pessoas estiveram presentes e outras cem conferências foram realizadas de forma independente por movimentos sociais. A etapa nacional ocorreu após a realização de mais de quatro mil conferências municipais e a mobilização de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal para discutirem e consolidarem propostas relacionadas à saúde.
Tribuna do Norte