Foto: ASSECOM/RN
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) realizará, em 2025, o seu primeiro concurso público. Criado há 40 anos, o instituto abre pela primeira vez um certame para ingresso efetivo de servidores. O edital foi publicado nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial do Estado.
Ao todo, serão oferecidas 180 vagas para profissionais de nível superior, distribuídas entre três cargos: 113 para Analista Ambiental, 27 para Analista Administrativo e 40 para Fiscal Ambiental. Os salários iniciais são de R$ 5.118,52.
As inscrições começam no próximo dia 28 de abril e seguem até 30 de maio no site do Instituto AOCP. Já as provas serão realizadas no dia 27 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 150.
Vagas
As vagas de Analista Ambiental contemplam 24 áreas de formação, incluindo biologia, engenharia ambiental, geologia, arquitetura, pedagogia e antropologia.
Já os cargos de Analista Administrativo abrangem 10 áreas, como administração, direito, contabilidade e jornalismo. O cargo de Fiscal Ambiental exige formação superior em qualquer área.
A validade do concurso será de dois anos a partir da homologação do resultado, podendo ser prorrogada por igual período.
Provas
As provas objetivas serão divididas entre conhecimentos gerais e específicos. A primeira parte abordará língua portuguesa, história do Rio Grande do Norte, aspectos geoeconômicos do estado e informática.
A segunda parte da seleção contempla conteúdos específicos dos cargos pretendidos, além de legislação ambiental (federal e estadual).
Todos os candidatos também passarão por prova discursiva. Ambas as etapas são de caráter eliminatório e classificatório.