Os professores da rede estadual do Rio Grande do Norte aceitaram a última proposta apresentada pelo Governo e decidiram encerrar a greve. A decisão foi oficializada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN) após assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (31).
Segundo o acordo, o piso salarial de 2025 será reajustado em duas parcelas: 5,0% em abril e 1,27% em junho. Já os retroativos de 2023 e 2024, assim como os passivos de 2025, serão discutidos em novembro, conforme a situação financeira do Estado.
“Contudo, a categoria deliberou judicializar esses retroativos tão logo a Lei do Piso de 2025 seja aprovada na Assembleia Legislativa, sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado”, informou o Sinte-RN.
O Governo do Estado também se comprometeu a encaminhar uma nova minuta de Projeto de Lei para a criação do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Administrativos da Educação. O documento será entregue ao Sinte-RN dentro de 15 dias após a finalização das negociações sobre o piso salarial.
Além disso, o pagamento do restante do 13º salário de 2024 e do terço de férias dos trabalhadores temporários está garantido para até 10 de julho, com a inclusão de aditivos nos contratos.