Mais de 15 milhões de simulações de crédito consignado para trabalhadores CLT já foram feitas

Nesta sexta-feira (21), mais de 15 milhões de simulações de crédito consignado foram feitas por trabalhadores com carteira assinada, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. O novo programa, que oferece crédito com taxas de juros mais baixas, entrou em vigor para 47 milhões de trabalhadores do setor privado, incluindo empregados domésticos, rurais e de microempreendedores individuais (MEI).

Até as 18h, foram registradas 15.098.810 simulações e 1.584.436 solicitações de propostas, com 1.494 contratos fechados. O crédito pode ser acessado por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que conta com 68 milhões de trabalhadores cadastrados. Além das condições mais acessíveis, o trabalhador pode utilizar até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória como garantia.

A medida visa proporcionar uma alternativa mais vantajosa ao crédito tradicional, com redução de juros que pode chegar a 40%. A expectativa é que, com o programa, o volume de crédito consignado no país triplique, saltando de R$ 39,7 bilhões em 2024 para mais de R$ 120 bilhões em 2025.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, recomendou cautela aos trabalhadores na escolha das propostas, enfatizando que a nova modalidade oferece uma oportunidade de migrar de empréstimos com taxas mais altas para opções com juros reduzidos.

A partir de 25 de abril, as instituições financeiras poderão oferecer o crédito consignado por suas plataformas digitais, e a portabilidade de contratos poderá ser realizada a partir de 6 de junho.