Foto: REUTERS/Remo Casilli
O Papa Francisco permanece internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, devido a uma infecção polimicrobiana no trato respiratório. O Vaticano divulgou um comunicado às 9h desta segunda-feira (17) informando que o estado de saúde do pontífice, de 88 anos, é considerado “complexo” e que o tratamento foi ajustado conforme a evolução do quadro. Ainda não há previsão de alta.
“Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”, diz o comunicado.
Mais cedo, nesta segunda-feira, um porta-voz oficial do Vaticano afirmou que o Papa estava em condição estável, mantendo o bom humor e chegando a realizar ligações para membros da Igreja. No entanto, seus compromissos foram cancelados, incluindo a tradicional oração dominical na Praça de São Pedro e uma missa especial para artistas em celebração ao Ano Jubilar da Igreja Católica.
Francisco tem um histórico de problemas respiratórios desde a juventude. Aos 21 anos, perdeu a parte superior de um pulmão devido a uma pneumonia grave e a presença de três cistos pulmonares. Recentemente, ele relatou dificuldades respiratórias e precisou delegar a leitura de discursos a seus assessores durante compromissos oficiais.