Solar Ferreiro Torto é reconhecido como patrimônio histórico e cultural do RN

Foto: Marcelo Augusto

O Museu Solar Ferreiro Torto foi oficialmente reconhecido pelo governo estadual como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Norte. A confirmação se deu através da Lei nº 12.032/2025, publicada no Diário Oficial do Estado, de 13 de janeiro, consolidando sua importância como marco para a história, a cultura e a sociedade potiguar. Esse reconhecimento ainda poderá facilitar a captação de recursos para sua manutenção e aprimoramento.

Patrimônio histórico tombado pela Fundação José Augusto, o Museu Solar Ferreiro Torto abriga em seu acervo 250 fotografias de personalidades e momentos da história política, social, econômica e religiosa de Macaíba. Inclusive, já foi sede do Poder Executivo entre 1983 e 1989.

O prédio passou por uma reforma geral e foi reaberto em outubro de 2023, ocasião em que recebeu o túmulo original contendo os restos mortais do ilustre macaibense, o balonista Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, que hoje em dia é um dos atrativos mais visitados no casarão. O Solar conta ainda com sala exclusiva com fotografias, documentos e pinturas que retratam a real importância do filho ilustre de Macaíba no contexto da história da aviação mundial.

Trata-se de um dos mais belos espaços públicos do estado, às margens do Rio Jundiaí, que abrigou o segundo engenho da capitania do Rio Grande do Norte. Também conta uma rica diversidade de espécies de fauna e flora no seu entorno, como aves, crustáceos, palmeiras-imperiais e coités.

“O reconhecimento do Solar Ferreiro Torto como patrimônio histórico e cultural expressa a importância desse lugar para o RN, garantido a preservação daquilo que nossos antepassados construíram. Reconhecer, portanto, esse lugar é cuidar também da memória e dos valores mais profundos da nossa gente, respeitando sua história, preservando seu passado para consolidar valores importantes no presente e, com certeza, colaborar na construção do futuro”, declarou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Sérgio Nascimento. O reconhecimento de deu por lei de iniciativa do deputado estadual Adjuto Dias, aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa.

O Solar Ferreiro Torto está aberto para visitação pública das terças às sextas, das 8h às 16h, e aos sábados e domingos das 9h às 15h, com entrada franca e visitas guiadas. O agendamento de grupos e escolas poder ser feito através do (84) 99935-0281.