Foto: SESAP/ASSECOM
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte deu um passo importante no combate à dengue e outras arboviroses ao instalar, nesta quinta-feira (16), o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE). Com isso, o estado se torna o pioneiro no Brasil a estabelecer um centro dedicado ao enfrentamento dessas doenças, reunindo representantes de diversos órgãos públicos, tanto do nível estadual quanto municipal e federal.
Durante a reunião de abertura do COE, realizada na sede da Sesap, no Centro de Natal, foram alinhadas as primeiras ações conjuntas no combate à dengue e outras arboviroses. Inicialmente, a atenção estará voltada para a redução dos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti nos 30 municípios prioritários identificados pela Saúde.
De acordo com o plano de contingência para as arboviroses, o Rio Grande do Norte está em nível de alerta, com risco de entrar em situação de epidemia caso haja um aumento significativo de casos ou a confirmação de óbitos. Nas duas primeiras semanas epidemiológicas de janeiro foi notificado um crescimento de 185% nos casos prováveis em relação às duas semanas finais de 2024. Porém, até o fim da tarde de quinta-feira (16), não havia registros de internação por dengue no estado.
“No período epidêmico do ano passado montamos uma estratégia que foi bem sucedida, com apenas dois óbitos apesar do alto número de casos, e agora queremos repetir. Agora, de forma ainda mais antecipada, visto que o COE de 2024 foi aberto apenas em março”, pontuou a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, que coordenou a reunião.
Além do aumento dos casos desde o fim de dezembro passado, a abertura do centro também foi motivada pela preocupação com a circulação da dengue tipo 3. Esse sorotipo, que não circula no Rio Grande do Norte desde o fim da década de 2000, pode encontrar uma parcela vulnerável da população, aumentando o risco de casos mais graves.
A confirmação de que o RN está liderando o processo de enfrentamento à dengue ao nível nacional foi dada pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, por meio de mensagem enviada ao superintendente ministerial no RN, Jalmir Simões, durante a reunião do COE potiguar, que agora junta-se ao COE do ministério, aberto no dia 9 de janeiro.
A partir desse momento, a Sesap e os demais membros do COE passam a coordenar ações conjuntas, que vão desde a limpeza em prédios e áreas públicas, campanhas de conscientização e articulação para ampliação do atendimento à população potiguar nos 167 municípios.
“Todo o efetivo da segurança pública está mais uma vez à disposição para repetir a parceria que já deu certo”, disse Francisco Araújo, secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN. “Vamos levar essa mensagem a todos os prefeitos, para atuar de forma conjunta”, reforçou o prefeito Fernando Bezerra, de Acari, representando a Federação dos Municípios do RN.