Foto: cedida/Cemam
A ossada de uma baleia cachalote foi encontrada por banhistas na manhã desta terça-feira (29) na praia de Sibaúma, na região de Pipa, em Tibau do Sul.
O Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) foi acionado e enviou uma equipe ao local nas primeiras horas da manhã para investigar as possíveis causas da morte do animal, que se encontrava em avançado estado de decomposição.
Segundo a organização, o encalhe é considerado complexo devido à localização difícil em que o animal se encontra e ao seu grande porte.
O Cemam informou ainda que solicitou apoio da equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Tibau do Sul para disponibilizar uma retroescavadeira para auxiliar na destinação da carcaça.
Baleia-cachalote
Apesar da aparência e do nome popular, a baleia-cachalote é considerado pelos cientistas como um golfinho, devido à presença de dentes, segundo o Cemam.
“É a maior espécie de golfinho no mundo, conhecida por sua cabeça volumosa e produção de som, chegando a mergulhar a cerca de 3 mil metros de profundidade em busca de lulas gigantes, sua principal presa”, informou o Cemam.