Iniciados testes em trechos do Ramal do Apodi

Foto: divulgação

O Governo do RN destaca a importância no avanço das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) com o início dos testes do primeiro trecho do Ramal do Apodi, pelo Governo Federal nesta terça-feira (22), na Paraíba. A água do Rio São Francisco saiu da Barragem de Caiçara e percorreu até o Rápido Arruído, com o objetivo de verificar se as estruturas recém construídas estão funcionando adequadamente. Essa é uma obra importante obra que vai contribuir para a segurança hídrica do Estado do Rio Grande do Norte.

O Ramal do Apodi, obra do Novo PAC, se inicia na estrutura de controle na barragem Caiçara, localizada na Paraíba e tem capacidade para transportar a vazão de 40m3/s (metros cúbicos por segundo). Com extensão de 115,5 km, se desenvolve pelos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, alcançando o reservatório da barragem Angicos, situada no município de José da Penha. No total, 54 cidades serão atendidas, aproximadamente 750 mil pessoas.

Para o secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN, Paulo Varella esse é um momento importante para se comemorar, pois é o primeiro passo de teste dos primeiros quilômetros desse canal. “Para o nosso estado está previsto que as águas cheguem em outubro de 2025. Os serviços estão em ritmo acelerado com 65% da obra pronta. O Túnel Major Sales que é a parte final, de onde as águas desembocam, também está quase pronto”.

De acordo com o secretário Varella, o Ramal do Apodi é a materialização que permitirá que as águas que vem do São Francisco possam adentrar o Rio Grande do Norte via rio Apodi. “Temos, portanto, duas entradas no Eixo Norte, aqui no RN: uma pela bacia do rio Piancó-Piranhas-Açu e uma outra que virá através da bacia do rio Apodi-Mossoró”, explicou. Ele destacou que ainda há desafios internos no RN. “O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) estão trabalhando com o Governo do RN para recuperar os açudes de Angicos, Pau dos Ferros e Santa Cruz, que receberão as águas do PISF”, informou o secretário.

No quilômetro 30 do Ramal do Apodi está sendo construída a bifurcação para o Ramal do Salgado, para o Ceará. Desse ponto sairá metade da vazão que seguirá na direção do Túnel Major Sales, para daí adentrar o RN e chegar ao Açude de Angicos, à Barragem de Pau dos Ferros e depois à Barragem de Santa Cruz. “A partir deste ponto, o Ramal será exclusivo para o RN, com capacidade para transportar a vazão de 20m3/s. Esse será o caminho dessa água que será distribuída e usada para nosso desenvolvimento. Os serviços estão em ritmo acelerado e nossa previsão é que em outubro de 2025 as águas estejam chegando ao Rio Grande do Norte”, adiantou o secretário Paulo Varella, da (SEMARH).

O Ramal do Apodi encontra-se em execução tendo alcançado avanço físico de cerca de 65% das obras totais e com o investimento previsto de aproximadamente R$ 1,7 bilhão pelo Governo Federal.