Foto: redes sociais
Thabatta Pimenta (PSOL) fez história ao ser eleita a primeira vereadora trans de Natal. Com 7.085 votos, ela também foi a mulher mais votada na Câmara Municipal.
A candidata do PSOL ainda esteve entre as seis mais votadas para o cargo, ficando atrás somente de Robson Carvalho (União Brasil), Eriko Jácome (PP), Daniel Valença (PT), Irapoã (Republicanos) e Daniel Rendall (Republicanos).
Thabatta Pimenta já havia sido eleita vereadora de Carnaúba dos Dantas nas eleições de 2020, tornando-se a primeira vereadora trans do RN. Em 2022, ela concorreu pela primeira vez ao cargo de deputada federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), obtendo 40.533 votos, mas não foi eleita.
Mãe atípica, Thabatta defende principalmente o direito da pessoa com deficiência e foi a única candidata no Brasil a fazer um material de campanha em braille. “As pessoas com deficiência visual também precisam que a informação chegue até elas, para que possam também votar consciente naqueles que realmente se colocam por eles e por todas as pessoas que precisam de voz e vez!”, afirmou em suas redes.