Um avião da Air Europa realizou um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante nesta segunda-feira (1°). Uma forte turbulência atingiu a aeronave, que transportava 325 passageiros, resultando em pelo menos 30 feridos e causando falta de oxigênio. O voo saiu de Madri (Espanha) com destino a Montevidéu (Uruguai) e não tinha nenhuma parada programada para Natal.
A Zurich Airport Brasil, que opera o Aeroporto de Natal, informou que a aeronave solicitou o pouso de emergência às 2h32.
As equipes do Corpo de Bombeiros e das Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atenderam pelo menos 30 passageiros, de diversas nacionalidades. Segundo o Samu, mais de 10 pessoas foram levadas para Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.
Ainda de acordo com a equipe médica, os pacientes bateram a cabeça durante a turbulência e apresentavam fraturas na cervical, lesões na face e dores no tórax.
A companhia aérea Air Europa emitiu um comunicado informando que o voo foi desviado para Natal devido “à natureza da turbulência” e por razões de segurança. A empresa também confirmou que irá enviar uma aeronave para todos os passageiros afetados.
Leia comunicado na íntegra:
“A Air Europa informa incidente sofrido esta segunda-feira pela sua aeronave com matrícula EC-MTI que operava o voo UX45, de Madrid-Barajas ao Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu (Uruguai). Os acontecimentos, devido a um episódio de forte turbulência, ocorreram a caminho de Montevidéu, nas primeiras horas da manhã.
Como resultado do evento, foram registradas 7 lesões de graus variados, além de um número ainda indeterminado de passageiros com contusões leves. Dada a natureza da turbulência e para maior segurança, foi decidido desviar o voo para o aeroporto internacional de Natal, no Brasil. O avião, um Boeing 787-9 Dreamliner com 325 passageiros a bordo, pousou normalmente.
Neste momento, estão sendo feitos trabalhos para atender cada um dos passageiros, principalmente os feridos, que já foram desembarcados. O avião permanecerá sob inspeção para determinar a extensão dos danos registrados. Por isso, a Air Europa enviará nas próximas horas uma aeronave para todos os passageiros afetados.
A empresa agradece às autoridades locais pela rápida intervenção e ajuda.
As informações serão divulgadas à mídia assim que novos dados estiverem disponíveis.”