Foto: Sindsaúde / Reprodução
Os servidores da saúde do Rio Grande do Norte decidiram aceitar a proposta do governo e encerrar a greve da categoria, iniciada no dia 3 de abril. A decisão foi tomada por meio de uma votação durante assembleia do Sindsaúde, realizada nesta quinta-feira (25), em Natal. Com o resultado, os servidores voltarão ao trabalho na sexta-feira (26).
Segundo a Secretaria de Estado da Administração (Sead), o acordo estabelece várias medidas que devem ser implementadas gradativamente. Entre elas, um primeiro reajuste salarial de 4,6% em janeiro de 2025, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA); seguido de um segundo reajuste em abril de 2025, de acordo com o cálculo do IPCA de 2024, e um terceiro reajuste de 2% em janeiro de 2026. Além disso, haverá outro ajuste a partir do cálculo do IPCA de 2025, aplicado em abril de 2026.
Também foi determinado o aumento da carga horária de 30h para 40 horas, com incrementos progressivos até maio de 2025, e o reenquadramento pelo tempo de serviço para servidores com mais de 30 anos, previsto para maio de 2025.
Além dessas medidas, também está prevista a equiparação do piso salarial da radiologia ao da enfermagem, a aplicação do piso da enfermagem aos aposentados em maio, e a realização de um novo concurso público para a saúde pública até junho de 2025, incluindo os processos internos em andamento.