A Secretaria Municipal de Saúde de Natal ampliou, temporariamente, a idade para vacinação contra a dengue para pessoas entre 4 e 59 anos. A nova estratégia passa a valer a partir desta quinta-feira (18).
Para se vacinar, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde durante os horários estabelecidos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h. É necessário apresentar documentos de identificação, o cartão de vacina e um comprovante de residência. Os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável maior de idade.
O esquema vacinal consiste em duas doses do imunizante Qdenga, com um intervalo de três meses entre elas. Contudo, há grupos que não podem receber essa vacina, tais como gestantes, lactantes, menores de 4 anos, maiores de 60 anos e imunossuprimidos.
Recomendação do Ministério da Saúde
A ampliação da faixa etária segue a recomendação do Ministério da Saúde para evitar a perda de doses do imunizante com data de validade até 30 de abril de 2024.
“A estratégia acontece de forma temporária para esse lote do imunizante com validade até o final do mês de abril, e segue enquanto houver estoque das vacinas nas unidades de saúde, pois essa é uma ampliação temporária para não acontecer perdas do imunizante”, reforça Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).
Em Natal, a vacinação com o imunizante Qdenga (TAK-003) começou no dia 19 de fevereiro, tendo como público-alvo inicial pessoas com idade entre 10 e 14 anos. Segundo dados da plataforma LocalizaSUS, 10.207 doses foram aplicadas para esse público até a quarta-feira (17), o que representa cerca de 21,93% da população alvo vacinada em Natal. O baixo percentual motivou a ampliação para a imunização de pessoas com idade entre 4 e 59 anos 11 meses e 29 dias, seguindo o limite especificado na bula do fabricante da vacina.