A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) de Ponta Negra concluiu a entrega de 385 kits de identificação destinados aos ambulantes locais. Até o momento, os trabalhadores cadastrados têm até esta sexta-feira (12) para retirar os kits, que consistem em coletes, crachás e autorizações de uso emitidos pela Prefeitura.
A partir do próximo sábado (13), será obrigatório o uso desses kits para qualquer atividade ambulante na Praia de Ponta Negra. Sem o colete, crachá e autorização de uso, não será permitido o exercício das atividades. Essa medida visa organizar e regulamentar as atividades comerciais na região, proporcionando maior segurança e identificação dos prestadores de serviço.
As equipes de fiscalização estão atualmente em ação na Operação Verão, atuando de maneira educativa. No entanto, com o encerramento do prazo para a retirada dos kits, os ambulantes não autorizados serão impedidos de continuar suas atividades. A supervisão da fiscalização anunciou que este esforço será expandido para as demais praias da capital ao longo do ano.
Os coletes distribuídos identificam o tipo de segmento em que os ambulantes atuam, tais como alimentos, bebidas, artesanato e vestuário de praia. Por outro lado, os crachás contêm informações de identificação do cadastro, juntamente com um QR code contendo o termo de autorização de uso. Este último documento contém todas as regras pertinentes e o prazo de validade de um ano. Ressalta-se que a revogação da autorização pode ocorrer se as normas estipuladas não forem rigorosamente cumpridas pelos ambulantes.
A iniciativa busca não apenas ordenar as atividades ambulantes, mas também garantir a segurança dos frequentadores da Praia de Ponta Negra, proporcionando um ambiente mais regulamentado e controlado.
Tribuna do Norte