A Unidade Básica de Saúde da África, situada na Redinha, Zona Norte de Natal, foi alvo de invasão por criminosos no último domingo (18). Durante o crime, a energia elétrica foi interrompida, resultando na perda de mais de 600 doses de vacina disponíveis no local. Como consequência, a direção optou por suspender o atendimento ao público nesta segunda-feira (19).
Segundo a diretora da unidade, Íris Alves, a UBS conta com um vigilante somente no período noturno. Ao chegar, o segurança percebeu que a UBS havia sido invadida, pois uma das janelas estava arrombada. A Guarda Municipal foi imediatamente acionada.
De acordo com a diretora, a queda da energia elétrica pode ter sido ocasionada pelos criminosos ao puxar o aparelho de ar condicionado. “Um eletricista veio e detectou que no momento em que os meliantes puxaram o fio de cobre do ar condicionado, disparou a chave geral e caiu a energia”, explicou.
Segundo levantamento realizado pelo Sindsaúde, mais de 600 doses de vacinas foram perdidas durante a invasão. Entre os imunizantes estragados, havia 160 doses contra a influenza e 108 doses bivalente contra a Covid.
Apesar da invasão, os criminosos não levaram nada da unidade. A direção da UBS segue em busca de medidas para garantir a segurança dos pacientes e dos funcionários em seu ambiente de trabalho.