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A suspensão do novo ensino médio no Rio Grande do Norte tem gerado incertezas e preocupações para estudantes e professores da rede pública de ensino. Com a estrutura curricular do modelo em vigor, cerca de 48.569 alunos já estavam estudando e se preparando para seguir as novas diretrizes do ensino médio, que tem como prioridade uma formação mais ampla e flexível, com itinerários formativos que permitem aos estudantes escolherem disciplinas de acordo com suas áreas de interesse.
No entanto, a decisão do Conselho Estadual de Educação em suspender o novo ensino médio deixa esses estudantes em um cenário de indefinição, sem saberem o que irá acontecer com suas cargas horárias, disciplinas e itinerários formativos. Além disso, há a preocupação em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024, já que as regras do modelo do novo ensino médio previam a aplicação do exame com base nas novas diretrizes curriculares.
Estudantes e professores agora se perguntam se todo o esforço e preparação que haviam feito até o momento, seguindo as novas diretrizes do ensino médio, terá algum valor e reconhecimento. A suspensão gera uma sensação de desamparo e insegurança, pois não há uma definição clara do que irá acontecer com os estudantes que já estavam cursando o novo ensino médio.
A suspensão do novo ensino médio no Rio Grande do Norte também levanta questionamentos acerca da importância da educação e da valorização dos profissionais da área. É preciso que as autoridades responsáveis tomem medidas que garantam o direito à educação de qualidade e respeito aos profissionais envolvidos no processo educacional. A educação é um investimento essencial para o desenvolvimento do país e não pode ser negligenciada ou colocada em segundo plano.