População do RN enfrentam grandes filas; Após o bloqueio da Bolsa Família

imagem/Felipe Ribeiro

Na manhã desta sexta-feira (31), filas intermináveis se formaram nas unidades de atendimento do Cadastro Único em Natal. O motivo foi o bloqueio antecipado do benefício Bolsa Família para famílias unipessoais, ou seja, pessoas que moram sozinhas. Cerca de 20 mil pessoas cadastradas nessa categoria precisaram comparecer às unidades para atualização cadastral e desbloqueio do benefício.

Segundo a chefe do CadÚnico em Natal, Andréia Melo, o bloqueio foi feito pelo governo federal para verificar a situação das famílias unipessoais e conscientizá-las de que o benefício é concedido por família, não por pessoa. Entretanto, o bloqueio acabou se mostrando equivocado e já está sendo revertido.

Melo ressaltou a importância da atualização cadastral para evitar bloqueios futuros. Os atendimentos nas unidades do Cadastro Único ocorrem das 8h às 17h e é necessário levar documentos originais como RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento. No caso dos menores de idade, também é necessário apresentar a declaração escolar.

O número de pessoas com o benefício bloqueado não foi divulgado pelo município. O Bolsa Família é um programa do governo federal que visa a assistência à população em condição de pobreza ou extrema pobreza.