Foto: Elisa Elsie.
No estado quase seis dias após o início dos ataques, o ministro destacou a redução nos números de ocorrências, o que ele atribui à “forte presença das forças de segurança na garantia da segurança à população”. Segundo ele, não há limite para o apoio do Governo Federal ao Rio Grande do Norte, até que a situação esteja completamente controlada.
Durante a coletiva, o ministro anunciou que o Governo Federal deve fazer o envio imediato de verbas já disponibilizadas pelo Ministério da Justiça para o incremento da estrutura de Segurança Pública no estado. O valor deve ser anunciado nesta segunda-feira (20), após a primeira reunião com as autoridades estaduais, agendada para as 9h.
O ministro ressaltou ainda que o pedido da medida da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com eventual atuação das Forças Armadas, é uma decisão técnica, que não será vista de forma dogmática. E só seria solicitada pela governadora caso houvesse um colapso total das forças de segurança estaduais e federais, o que, na avaliação do ministro, não acontece.
Por Tribuna do Norte.