A Sedec representada pelo secretário Jaime Calado e pelo coordenador de desenvolvimento energético Hugo Fonseca, se reuniu com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) na manhã desta quarta-feira (8), em Brasília. Estiveram em pauta as restrições nas conexões de usinas do Rio Grande do Norte no sistema de transmissão e as ações em curso para o aumento da capacidade de margem no estado, beneficiando o escoamento de energia gerada a partir de novos projetos.
O secretário Jaime Calado enfatizou a necessidade urgente de revisão dos pareceres de acesso já concedidos e da criação de mecanismos legais que permitam a saída de empreendimentos que estão ocupando o sistema, evitando a aplicação de multas e judicialização do processo. O titular da Sedec acrescentou também “o esforço da governadora Fátima Bezerra em continuar e ampliar cada dia mais os investimentos na transição energética, gerando emprego e renda, e desenvolvimento no Rio Grande do Norte”.
O coordenador Hugo Fonseca apresentou o status do sistema de geração e transmissão no RN e as demandas previstas para que o estado consiga expandir sua geração através da realização de novos leilões de infraestrutura de transmissão, leilão de margem e melhoria da regulação para acesso ao sistema.
Representando a ONS, o gerente executivo de Serviços aos Agentes, Gustavo Henrique Novaes, e a gerente executiva de Planejamento Elétrico, Sumara Duarte Ticom, pontuaram as ações em curso para a abertura de margem no sistema a curto prazo e apresentaram o planejamento junto aos demais órgãos de controle, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia, para a expansão da transmissão na Região Nordeste.
De acordo com a gerente Sumara, o bom nível técnico da equipe da Sedec, responsável pela gestão do setor, e as ações proativas do Governo do RN irão se somar aos esforços do Governo Federal para a solução dos problemas de conexão e aumento da capacidade do sistema de transmissão.
Pelo Dia Internacional da Mulher, a gerente Sumara recebeu um presente das mãos do secretário Jaime Calado, o galo branco de Dona Nenê, símbolo do folclore no RN.